• maio 14th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Como Estudar Atualidades para Concurso Público?

Hoje é terça-feira e queremos fazer deste dia da semana o dia para postarmos os artigos elaborados pelos professores. Inauguraremos a categoria “Artigos” com o texto elaborado pelo Professor Alex Mendes, da disciplina de Atualidades para Concurso Público. Nele, o professor ensina um roteiro que vai ajudá-lo na hora de estudar para as provas.

Estudando Atualidades para Concursos

Professor Alex Mendes

Muitos alunos nos procuram com a dúvida sobre como estudar atualidades, pois acreditam que a simples leitura diária de informações é o suficiente para realização eficiente da prova, mas como muitos já perceberam os editais em geral cobram: política, economia, sociedade, meio ambiente, cultura… e suas “vinculações históricas”, ou seja, o avaliador quer que o concursando saiba causas e conseqüências dos acontecimentos. E mesmo que muitas vezes estas “vinculações históricas” não estejam implícitas no edital, saiba que será cobrada.

Roteiro de estudos:

1. Adquira o Guia de Atualidades Abril Vestibular 2013 e 2012. Ele traz o semestre anterior em atualidades comentadas, dicas de filmes, quizz, testes, etc. Leitura fundamental para concurseiros.

2. Leia uma revista semanal (Veja, Isto é, Época ou Carta Capital). Só leia jornal diário se você tiver tempo livre, isto porque os jornais apresentam muita informação e demandam um tempo precioso; lembre-se em concursos precisamos ter foco e eficiência na gestão do tempo de estudo.

3. Acesse diariamente e uma ÚNICA vez e apenas UM site de notícias (indico o: g1.com.br; bbcbrasil.com.br ou veja.com.br) leia o conteúdo de atualidades (política, economia, etc.) ou melhor, assine gratuitamente o newsletter de apenas um destes sites e receba a informação em seu e-mail

4. Leia de forma exploratória o texto (leia sem grandes pretensões aqui, apenas travando contato inicial com o tema e tendo uma idéia geral do assunto)

5. Faça uma segunda leitura analítica (procurando as causas e conseqüências das informações apresentadas; marque os trechos mais importantes)

6. Releia os textos em um dia pré-programado da semana, pois os neurocientistas nos alertam de que a memória tende a descartar tudo o que não é utilizado.

7. Faça exercícios de revisão (provas anteriores de atualidades ? mesmo que não seja da área que esteja se preparando; quizz; filmes relevantes, etc.).

Lembre-se que, inicialmente a leitura exploratória, a analítica e a releitura, podem lhe parecer cansativas e demandarem um tempo longo demais, contudo como nos lembra o mestre William Douglas o saber é cíclico, o que significa que a cada informação consolidada, novas conexões serão possíveis e a velocidade de aquisição do conhecimento se acelera até nos levar aos nossos objetivos, aliás a metáfora utilizada por ele é a do quebra-cabeça, onde as peças iniciais são dificílimas de serem encaixadas, mas à medida que avanço na “montagem”, as peças se apresentam de forma mais fácil e ao final a rapidez e eficiência são impressionantes.

Um grande abraço,

Alex Mendes

Já conhece os cursos do concurseiro 10? visite a nossa loja virtual e conheça nossos Cursos online preparatório para concursos públicos: Cursos Teoria; Cursos em pdf ; simulados; exercícios;

Comece hoje mesmo seu curso preparatório para concursos públicos com o Concurseiro10

Posted in : Alex Mendes, Artigos
Tags:, , ,

Deixe um Comentário