• agosto 20th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Como estudar para concursos públicos

Como estudar para concurso

Optou por seguir carreira no setor público, mas não sabe por onde começar a estudar para concursos públicos? Este post foi criado para você, e também para todos os interessados na temática. Separamos 5 dicas e técnicas de estudo para auxiliá-lo em sua jornada.

A intenção aqui não é criar um manual a ser seguido à risca – até por que cada pessoa tem um maneira diferente de estudar e aprender, e sim, sugerir,  orientar. Ao final deste post você poderá conferir um Checklist – criado pelo Willian Douglas – para as vésperas da prova. Sem mais delongas, eis as nossas orientações:

Vou prestar concurso público, por onde começo?

1- Defina os concursos que você irá prestar

Este é o primeiro passo rumo à aprovação: a escolha do concurso que irá concorrer é, talvez, a decisão mais importante que você irá tomar; são os primeiro passos rumo ao crescimento profissional. A escolha do concurso deve ser feita principalmente com base na sua afinidade com as funções que irá desempenhar no cargo público. Por isso pesquise sobre o cargo e as funções pertinentes. Se você irá prestar mais de um concurso, o ideal é que estes sejam de áreas semelhantes, assim, há grandes chances de terem disciplinas correspondentes. Menos disciplinas para estudar, mais tempo dedicar-se com mais afinco cada uma delas.

“Se você não sabe onde quer chegar, todos os caminhos servem”

2 – Estudar por conta própria ou matricular-se em um curso preparatório para concurso público?

Se preparar por conta própria para os concursos tem seus benefícios. Afinal, é você quem faz seu horário e tem a possibilidade de estudar onde e quando quiser, diferentemente dos curso preparatórios presenciais, que possuem horários bem definidos e turmas lotadas. Entretanto, neste o estudante tem contato direto com o professor.

Faz-se necessário o concurseiro realizar uma autoanálise – assim será capaz de saber o quão disciplinado é – para dar prosseguimento aos estudos por conta própria ou se precisará do auxilio dos cursinhos preparatórios.  Em ambos os casos você deverá levar os estudos a sério com disciplina, organização e força de vontade. Estudar para concursos pela internet agrega os benefícios das duas modalidades de estudos. Com  os cursos online do concurseiro 10 você terá a possibilidade de fazer seu horário e ainda contar com materiais elaborados pelos melhores profissionais do mercado, em suas respectivas áreas.

“O tempo é ouro, e como tal é valioso demais para ser desperdiçado”

3 – Programe os estudos

Talvez o tópico mais importante para um melhor rendimento dos estudos. Nesta etapa, monte um cronograma com todas as suas obrigações e compromissos – pessoais, profissionais e de estudos – e não deixe de incluir o tempo para a realização dessas atividades. É uma excelente forma de otimizar seu tempo e dedicar-se somente àquilo que vale a pena. Faça um  esquema com os dias da semana na horizontal e os divida em horários na vertical.

“Acordar cedo e planejar metas para cada dia vivenciado é desafiar e ter auto-confiança” – Kurt Cobain

4 – Ambiente de estudos

Onde estudar? Em casa ou em um curso preparatório para concurso público? saiba que o local escolhido para dever ser muito bem pensado. Em casa, procure um ambiente silencioso, uma cadeira confortável, um lugar bem iluminado e avise a todos que você está indisponível durante as horas programadas para o estudo. No caso dos cursos para concursos presenciais, é importante levar em consideração desde a localização do curso, a equipe de profissionais, e até a reputação da instituição. procure opiniões de outros alunos. Afinal qualidade é essencial e sua única preocupação deverá ser com os estudos. Por isso é tão importante a escolha de uma instituição séria é o comprometimento dela com o aluno.

“Para conseguir grandes coisas, é necessário não apenas planejar, mas também acreditar; não apenas agir, mas também sonhar” – Anatole France

5 – Tempo de estudos

Pegue aquele planejamento que você montou e veja os horários que você tem disponíveis para o estudo. Faça bom uso do seu tempo e contemple todas as disciplinas que você deverá estudar. Não deixe de fazer pequenas pausas nos estudos para relaxar o corpo e a mente.

“Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer” – Ezequiel Barbosa

Checklist para o concurseiro

Confira o Checklist para a véspera de prova criado pelo Dr. Willian Douglas. Ele é autor do livro “Como Passar em Provas e Concursos”. Em sua postagem Willian Douglas apresenta os tópicos que você deve listar desde os meses anteriores à prova até o dia de aplicação da mesma.

Prepara-se para as provas dos concursos públicos com o Concurseiro 10

Cursos Online para Concursos Públicos

Este é apenas o começo de uma longa jornada rumo à aprovação! Bons Estudos

Posted in : Concurseiro, De Concurso, Dicas
Tags:, , , ,

Deixe um Comentário