• agosto 18th, 2014
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Concurso INSS: Aguardando autorização para abrir 4.730 vagas

extrato-inss

A expectativa é que o processo de autorização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja acelerado nos próximos meses. Parado desde abril no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho dos Setores Social e de Desenvolvimento Econômico Produtivo (Desep/Segep), do Ministério do Planejamento, é grande a pressão para que a seleção seja autorizada. Após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter se manifestado, por meio de auditoria, e o próprio INSS ter informado o tamanho da sua necessidade de pessoal – no período entre 2010 e abril de 2013 havia uma vacância de 5.054 servidores, sendo 3.253 somente na carreira de técnico do seguro social, além de 10 mil servidores podendo se aposentar – o risco do instituto entrar em colapso faz com que o Planejamento procure acelerar o processo.

A necessidade de pessoal ficou comprovada no aumento da solicitação de vagas. A autarquia informou que o pedido da seleção é de 4.730 vagas, e não mais 3.080, como anteriormente divulgado. Foram solicitadas 2 mil vagas de técnico do seguro social, quantitativo que não foi alterado, e 1.150 de perito médico – anteriormente eram 1.080. As outras 1.580 vagas incluídas são para a função de analista do seguro social, cujo concurso está em validade até maio de 2015, podendo ser prorrogada por mais um ano. Além disso, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps) informou que acredita na agilidade do processo, pricipalmente, após a auditoria do TCU, que é a instância máxima ligada à fiscalização do país.
Entre as recomendações do tribunal ao INSS está preencher vagas na função de técnico, identificado como área-meio, e na de perito, cargos que serão contemplados nas próximas seleções do instituto. Caso o INSS não cumpra isso, há risco de entrar em colapso. O cargo de técnico exige o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87, já incluindo auxílio-alimentação e gratificação de atividade executiva e de desempenho de atividades do Seguro Social. Já a função de perito médico requer graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria. Os rendimentos são de R$10.056,80, incluindo a gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária.
Fonte: Folha Dirigida

Estude para o Concurso do INSS com o Concurseiro10 e acelere a sua APROVAÇÂO! Saiba mais:

http://concurseiro10.com.br/curso-inss-tecnico-do-seguro-social.html

box-curso-inss
Posted in : INSS, Notícias
Tags:, , ,

Deixe um Comentário