• junho 4th, 2014
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Concurso Papiloscopista RJ: edital em junho, segundo sindicato.

Policia Civil RJ

Boa notícia para os candidatos que aguardam pela divulgação do edital do concurso para papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro: segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Francisco Chao, o documento não será publicado apenas após a Copa do Mundo, contradizendo especulações.

“Tive uma reunião com a delegada Jéssica Almeida, diretora da Acadepol, na última sexta-feira, e a previsão é de que o edital seja divulgado, sim, ainda no mês de junho”, afirmou Chao. Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, a delegada Jéssica Almeida, diretora da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), chegou a afirmar que, tão logo o edital seja publicado, as inscrições serão abertas. Portanto, caso a previsão de Francisco Chao venha a se concretizar, ainda este mês, as inscrições também deverão ser abertas.

O presidente do Sindpol-RJ também adiantou as disciplinas que deverão compor o programa das provas objetivas. “As matérias são Língua Portuguesa, Direitos Penal, Constitucional e Processual, e Informática. Eu conheço o edital”, revelou. Portanto, os concorrentes que pretendem garantir uma das oportunidades devem manter o foco nos estudos. Em outra oportunidade, a delegada Jéssica Almeida recomendou aos candidatos a guiar-se pelo edital do concurso para oficial de cartório, já que trata-se de um programa recente, cujas leis estão atualizadas. No entanto, a diretora revelou que o documento deverá servir apenas como base de estudos, já que alguns conteúdos serão diferentes.

Serão abertas 100 vagas de papiloscopista. Para concorrer, é necessário possuir nível superior em qualquer área e carteira de motorista na categoria B. Os vencimentos atuais do cargo são de R$4.995,32 mensais. A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, que assegura estabilidade ao servidor. Oficial de cartório: Em paralelo aos preparativos do novo concurso, está em andamento a seleção para oficial de cartório. O diretor do Sindpol-RJ, Francisco Chao, adiantou que “haverá convocação excedente para oficial de cartório”. O concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que também será responsável pelo certame de papiloscopista, está em sua terceira fase, composta por exame psicotécnico.

Saiba o que faz este profissional

Enquando os concurseiros aguardam a divulgação do edital do concurso para 100 vagas de papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, profissionais que já atuam na área dão continuidade a este trabalho que tanto contribui para as investigações da corporação. Mas será que os interessados em garantir uma das oportunidades sabem, de fato, o que faz um papiloscopista?

De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Francisco Chao, uma definição pode resumir parte do dia a dia de um papiloscopista.  “É o profissional responsável por estudar as impressões digitais”, simplifica Chao. Entretanto, o trabalho de um papiloscopista vai além da identificação humana, através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés. Eles são responsáveis pela produção de laudos e, consequentemente, identificação de autores de crimes, por exemplo. “O policial papiloscopista é um profissional de natureza técnico-científica e de grande importância para a Polícia Civil”, afirma Francisco. Assim como os candidatos, o presidente do Sindpol-RJ também aguarda a realização do concurso o mais breve possível, já que há carência de profissionais na área.

Garanta a sua vaga no Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Estude com o Concurseiro 10.

Adquira o curso completo com 10% de desconto. É só utilizar o cupom: PROMO10
Saiba mais aqui!

Curso Polícia Civil RJ - Papiloscopista

 

Posted in : Polícia Civil

Deixe um Comentário