Concurso Papiloscopista RJ: edital em junho, segundo sindicato.
0
Boa notícia para os candidatos que aguardam pela divulgação do edital do concurso para papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro: segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Francisco Chao, o documento não será publicado apenas após a Copa do Mundo, contradizendo especulações.
“Tive uma reunião com a delegada Jéssica Almeida, diretora da Acadepol, na última sexta-feira, e a previsão é de que o edital seja divulgado, sim, ainda no mês de junho”, afirmou Chao. Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, a delegada Jéssica Almeida, diretora da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), chegou a afirmar que, tão logo o edital seja publicado, as inscrições serão abertas. Portanto, caso a previsão de Francisco Chao venha a se concretizar, ainda este mês, as inscrições também deverão ser abertas.
O presidente do Sindpol-RJ também adiantou as disciplinas que deverão compor o programa das provas objetivas. “As matérias são Língua Portuguesa, Direitos Penal, Constitucional e Processual, e Informática. Eu conheço o edital”, revelou. Portanto, os concorrentes que pretendem garantir uma das oportunidades devem manter o foco nos estudos. Em outra oportunidade, a delegada Jéssica Almeida recomendou aos candidatos a guiar-se pelo edital do concurso para oficial de cartório, já que trata-se de um programa recente, cujas leis estão atualizadas. No entanto, a diretora revelou que o documento deverá servir apenas como base de estudos, já que alguns conteúdos serão diferentes.
Serão abertas 100 vagas de papiloscopista. Para concorrer, é necessário possuir nível superior em qualquer área e carteira de motorista na categoria B. Os vencimentos atuais do cargo são de R$4.995,32 mensais. A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, que assegura estabilidade ao servidor. Oficial de cartório: Em paralelo aos preparativos do novo concurso, está em andamento a seleção para oficial de cartório. O diretor do Sindpol-RJ, Francisco Chao, adiantou que “haverá convocação excedente para oficial de cartório”. O concurso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que também será responsável pelo certame de papiloscopista, está em sua terceira fase, composta por exame psicotécnico.
Saiba o que faz este profissional
Enquando os concurseiros aguardam a divulgação do edital do concurso para 100 vagas de papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, profissionais que já atuam na área dão continuidade a este trabalho que tanto contribui para as investigações da corporação. Mas será que os interessados em garantir uma das oportunidades sabem, de fato, o que faz um papiloscopista?
De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Francisco Chao, uma definição pode resumir parte do dia a dia de um papiloscopista. “É o profissional responsável por estudar as impressões digitais”, simplifica Chao. Entretanto, o trabalho de um papiloscopista vai além da identificação humana, através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés. Eles são responsáveis pela produção de laudos e, consequentemente, identificação de autores de crimes, por exemplo. “O policial papiloscopista é um profissional de natureza técnico-científica e de grande importância para a Polícia Civil”, afirma Francisco. Assim como os candidatos, o presidente do Sindpol-RJ também aguarda a realização do concurso o mais breve possível, já que há carência de profissionais na área.
Garanta a sua vaga no Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Estude com o Concurseiro 10.
Adquira o curso completo com 10% de desconto. É só utilizar o cupom: PROMO10
Saiba mais aqui!