• setembro 24th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Concursos públicos na área de Segurança Pública

Fonte: sidneyrezende.com

Eis aí uma área que agrega muitos candidatos vocacionados: segurança pública. O poder da função pode atrair mais que o próprio salário. Mas não é só poder, existem salários tentadores em vários órgãos. Colocamos nessa área as polícias militar, civil, federal, rodoviária federal, as guardas municipais, a ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência), as agencias e secretarias de administração penitenciaria, o DEGASE e as secretarias municipais e estaduais de segurança pública. O vocacionado pela área policial não costuma ser atraído por concursos de outras áreas.

Dependendo da região, podem haver variações grandes entre as disciplinas cobradas para alguns cargos. Policia militar e guarda municipal são dois exemplos de corporações que com grandes variações nas cobranças de conteúdos nos editais de diferentes regiões. De uma olhada no ultimo edital dos concursos da região que você esta disposto a atuar, considerando sempre a possibilidade de algum deslocamento, dependendo do salário é claro.

Mas de uma forma geral alguns conteúdos estão presentes em quase a totalidade dos concursos, são eles: direito constitucional; direito administrativo; direito penal e obviamente o português. Essas são as disciplinas básicas e as primeiras que deve encarar. A profundidade e a abrangência do estudo em cada uma dessas disciplinas vão depender da sua estratégia e qual o concurso da área de segurança pública que mais te agrada. Por exemplo, se o concurso que mais te agrada é o da Policia Federal, você pode estudar um constitucional menos abrangente já que o foco do conteúdo esta exatamente na questão de segurança pública. Quando sair o concursos da Policia Civil do seu estado terá que complementar essa disciplina, pois, de uma forma geral, o conteúdo de constitucional para a polícia civil é mais extenso e pode incluir até controle de constitucionalidade, dependendo da região.

Outra possibilidade é identificar quais são os concursos da área que teria mais interesse e partir para o estudo mais amplo. Se tem interesse em fazer os concursos da policia federal e da policia civil e o constitucional da policia civil é mais extenso, eleja esse conteúdo para estudar. Sabendo o mais extenso você também estará preparado para o menos extenso, bastando apenas revisar e fazer questões de provas anteriores quando as notícias apontarem para concursos que cobram conteúdos menores. Você pode estudar do menos para o mais, estudando os conteúdos menores e agregando novos conhecimentos com o aquecimento da noticia de concurso para um cargo onde a disciplina é mais complexa, ou estudar de cara o conteúdo maior e apenas revisar quando as notícias apontarem para concursos onde as disciplinas menos extensas, nesse caso do mais para o menos. A estratégia depende de uma decisão sua, mas independente qual seja sua escolha o resultado final é o mesmo, basta se manter coerente com sua escolha na hora de apontar para próxima oportunidade e ajustar o estudo.

Uma oportunidade, de nível médio, bem próxima é o edital que tem que ser publicado até dia 22 de novembro desse ano. Foram aprovadas pelo MPOG, 534 vagas para o cargo de agente administrativo da Policia Federal no dia 22 de maio, como essa autorização tem validade de 6 meses, o edital deve ser publicado, no máximo, até o dia 22 de novembro. A banca organizadora ainda não foi escolhida, mas historicamente quem organiza todos os concursos da Polícia Federal é a CESPE-UNB, inclusive o último concurso para esse cargo realizado em 2004. Esse concurso não deve ser diferente. A definição da banca é o próximo passo na organização desse concurso e deve ocorrer à qualquer momento.

A referência desse concurso é o edital de 2004 e o concurso de PRF agente administrativo que foi realizado no ano passado pela mesma banca, a CESPE-UNB. Para os interessados nessa oportunidade é fundamental iniciar os estudos com antecedência de forma a garantir uma boa classificação.

Conheça nosso curso online para agente da PRF e prepare-se com a melhor equipe. Cadastre-se no Concurseiro 10 e fique por dentro das notícias sobre o seu concurso e receba nossas ofertas e promoções.

Curso online para concurso PC-DF

Curso Polícia Civil DF- Agente

Pacote para Agente da Polícia Federal
Curso para Agente da PF

 

Posted in : De Concurso, Dicas
Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário