• setembro 24th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Obstáculos na preparação para concursos

Fonte: G1

Na coluna desta semana do G1, a especialista em concursos públicos  Lia Salgado fala sobre os desafios que os candidatos encontram durante a preparação para concursos públicos. Desafios estes que podem prejudicar o rendimento dos estudos e até mesmo prejudicar o seu desempenho durante as provas.

Lia salgado apresenta os 6 principais tópicos. São eles:

1) Perfeccionismo

Segundo Lia, muitos candidatos adiam o início dos estudos, argumentando que resolveram as pendências da vida, para que possam dedicar-se exclusivamente aos estudos. É um erro. Comece a estudar o quanto antes. O que precisa ser organizado pode ser feito de acordo com a necessidade e possibilidade.

2) Disciplinas difíceis ou muito difíceis

Você não é o único. A mesma dificuldade que você encontra para estudar uma disciplinas, outros concorrentes podem estar passando pela mesma situação. Lia sugere que se você possui alguma dificuldade em determinada matéria deqdique um tempo maior para ela. Exercícios e provas anteriores também vão ajudar a ganhar confiança.

3) Comparações

Como vou concorrer com essa garotada que está saindo da faculdade, sem filhos, como todo o tempo do mundo para estudar? Segundo Lia, muitos candidatos se sentem em desvantagem, pensando nos concorrentes que não têm problemas de tempo, dinheiro ou são mais jovens. Ela lembra que é importante evitar comparações e fazer o que é possível dentro de suas reais condições.

Lia ainda ressalta que sempre haverá um novo concurso e é para isso que serve a preparação por área. “Assim, o conhecimento vai sendo acumulado até chegar o momento da aprovação.”

4) Medo

O medo, a insegurança, a sensação de incapacidade são os causadores da desistência por parte de muitos concurseiros no meio do caminho.

5) Cansaço

“Logo que a pessoa toma a decisão de fazer concurso, se sente feliz e motivada. Afinal, encontrou uma solução para a vida. Mas, depois que começa a estudar e percebe que são muitas matérias, com conteúdos extensos, muita gente desanima”

Lia Salgado ressalta que só fica muito cansado quem já está “na estrada” há muito tempo e que isso pode significar que o candidato pode estar perto da vaga.
6) Pagar o preço

De acordo com a colunista, muitas pessoas querem ser aprovadas em um concurso público para conquistar segurança, qualidade de vida e um bom salário. Para isso é preciso estar disposto a superar qualquer obstáculo e dar todos os passos necessários até a aprovação.

No site G1 você terá acesso à matéria completa e ao vídeo com a especialista Lia salgado. Acesse aqui

Fique por dentro de nossas publicações. Assine a nossa Newsletter!

 

Posted in : Concurseiro
Tags:, , , ,

Deixe um Comentário