• novembro 8th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Polícia Federal: Diretor Geral confirma formação de 1200 novos policiais

Diretor-geral da PF, delegado esteve em Roraima para a inauguração do prédio (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)

Após três anos de construção, a nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima foi inaugurada na noite dessa quarta-feira (6). O prédio está localizado na avenida Brasil, trecho urbano da BR-174, no bairro 13 de Setembro, zona sul de Boa Vista. O investimento na obra ultrapassou R$ 26 milhões, recursos provenientes do Ministério da Justiça.

Com capacidade prevista para 400 servidores, a nova unidade possui ampla área destinada ao atendimento do público. Serviços como expedição de passaportes, registro de estrangeiro, fiscalização e controle de segurança privada, registro e porte de armas e a fiscalização de produtos químicos devem ser ampliados.

“A Polícia Federal pensou nesse prédio para atender a população de Roraima e deixar os nossos profissionais mais confortáveis e capacitados nas suas ações. Nós devíamos ao estado uma superintendência como esta”, informou o diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra, que veio ao estado para a inauguração da nova sede.

Parte do material já começou a ser transferido nesta quarta-feira do prédio alugado, no bairro Calungá, onde funciona atualmente a PF, para o novo prédio. A previsão é que somente na segunda-feira (12), após a finalização da mudança e instalação nas atuais dependências, a sede começe a funcionar definitivamente.

O serviço de emissão de passaporte deve ser o último a ser transferido para as novas dependências. Segundo o superintendente regional da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, a ideia é evitar o máximo de transtorno para as pessoas que já tem atendimento agendado.

“A população pode contar com um ambiente mais arejado para ser atendido, com climatização melhor e mais servidores, já que teremos mais espaço para colocar mais funcionários, principalmente na área de emissão de passaporte. O conforto de quem está esperando muda bastante agora”, destacou.

Ampliação do efetivo
O diretor-geral da Polícia Federal adiantou que é prevista para o próximo ano a formação de 1.200 policiais, sendo 600 no primeiro semestre e o restante no segundo semestre de 2014. Sobre a ampliação do efetivo em Roraima, ele informou que a necessidade será estudada.

“Com certeza faremos uma análise das necessidades do estado, mas com a implantação da indenização de fronteira que se avizinha para o próximo ano, nós acreditamos que o efetivo deva permanecer por mais tempo aqui e poderá sim ter um aumento real de efetivo em Roraima”, ressalta Coimbra.

Além disso, ele informou que está em fase de planejamento a construção da Delegacia de Pacaraima e também de residências para atender os policiais federais que moram no estado. O projeto executivo da nova unidade policial está em andamento e o das casas deve ser concluído no próximo ano para ser licitado.

Estrutura da sede
A nova sede da Polícia Federal tem mais de dez mil metros de área construída, em um terreno de 60 mil metros quadrados. O prédio possui quatro pavimentos, sendo um subsolo onde funcionará a garagem para os funcionários, alojamento e outros.

O edifício tem mais de cem salas que devem abrigar laboratórios para perícias técnicas, delegacias, sala de treinamento, academia, refeitório, consultórios médicos, área de atendimento da imigração, sala de imprensa e sala dos advogados. Existe ainda um auditório.

A área externa possui um gramado de 30 mil metros quadrados, além de estacionamento ao público, pista de corrida para treinamento dos policiais, canil e oficina. A estrutura também comportará uma área para pouso de helicópteros.

Protesto de servidores
O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal de Roraima (Sindpoferr) mobilizou sindicalistas em um ato de protesto durante a inauguração da nova sede. Uma faixa com críticas a administração da instituição foi produzida pelos servidores.

Agentes, papiloscopistas e escrivães da superintendência regional cobram a reestruturação da PF. Os sindicalistas também estiveram no Aeroporto Internacional de Boa Vista se mobilizando em ato de protesto durante a chegada do diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra, ao estado.

“Estamos fazendo essa manifestação para mostrar à todos eles a nossa indignação com o desrespeito que está havendo com os servidores da Polícia Federal de todo o país. O governo federal não tem respeito pelos profissionais e não atende os nossos pleitos”, informou o diretor-presidente do Sindpoferr, Luiz Roberto Paredes Barroso.

Durante sua fala, o delegado-geral da PF disse serem justas as reivindicações dos servidores e que eles estão em busca de ‘melhorias justas’. Jugou ser necessário ‘abrir as mesas de negociação’ com a categoria.

Fonte: g1.globo.com – 07/11/13

Comece agora a sua preparação para o Concurso da Polícia Federal – Agente – 2014. Adquira, com 50% de desconto, o curso completo online em videoaulas! Veja os detalhes.

Pacote para Agente da Polícia Federal

Curso para Agente da PF

Posted in : Polícia Federal
Tags:, , ,

Deixe um Comentário