• agosto 27th, 2013
  • Publicado por Redação Concurseiro10

Provas e simulados: aliados na preparação para os concursos

realizar provas anteriores e simulados ajudam a estudar para concurso

Em sua coluna, Lia Salgado responde a algumas perguntas enviadas pelos internautas sobre a preparação para prestar concursos públicos. Separamos algumas dúvidas dos concurseiros. A primeira dúvida diz respeito à realização de simulados e provas anteriores durante a preparação para o concurso. Na segunda, conheça as vantagens dos cursos online para concursos.

Tenho dúvidas em relação à elaboração de simulados; posso resolver provas completas da banca e das matérias do meu edital como forma de simulado? Elaine Santiago dos Santos

Olá, Elaine!
Utilizar provas de concursos anteriores da mesma banca é uma boa forma de testar o seu conhecimento e direcionar melhor os estudos. Só fique atenta para não escolher provas muito antigas, porque o perfil dos concursos muda com o tempo e de nada adiantaria.
Além disso, nas disciplinas que tiverem sofrido alguma alteração de conteúdo, cuidado com gabaritos que tenham tomado por base informações que já não sejam mais verdadeiras.

Há também cursos – presenciais e online – que oferecem turmas de simulados. Se você esgotar as provas disponíveis, essa pode ser uma alternativa. É interessante adquirir o hábito de resolver semanalmente provas semelhantes à que vai enfrentar no concurso. Isso ajuda a ganhar “condicionamento” (concentração, agilidade e resistência física) para o dia D, e permite amadurecer a estratégia a ser utilizada na prova.

Teste seus conhecimentos com Simulados 10 . 

E lembre: um bom resultado indica que você está bem, mas deve continuar mantendo o ritmo da preparação, para não perder o nível de excelência conquistado; um resultado não tão bom indica que o estudo deve ser intensificado, mas não é o fim do mundo. Aproveite os tópicos apontados pelo simulado e faça uma cuidadosa revisão e até alguns exercícios específicos para sanar a deficiência. E fique feliz por ainda ter tempo para aparar as arestas antes do seu concurso.

Estou estudando através de um curso online. Gostaria de saber o que os especialistas dizem sobre essa modalidade de curso. Acho bem interessante o fato de poder visualizar o vídeo de cada disciplina inúmeras vezes, mas mesmo assim fico na dúvida se é melhor fazer presencial ou online. Raquel Medina

Olá, Raquel! Os cursos online são uma tendência no mundo dos concursos, e têm recebido excelente aceitação dos alunos. Além da facilidade de poder assistir a cada aula mais de uma vez, essa modalidade permite que o aluno conduza o ritmo em que o assunto está sendo explicado, parando e voltando a aula sempre que necessário para anotações e para uma melhor compreensão.

Outra vantagem é a economia de tempo de deslocamento e da despesa com o transporte, o que seria necessário no caso de um curso presencial.

Mais um ponto a favor, o aluno pode escolher o melhor horário para assistir às aulas, e isso é um recurso essencial para quem trabalha ou, por qualquer outro motivo, não pode estar disponível nos horários convencionais.

Conheça os cursos online do Concurseiro 10 

(Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna semanal)

Quanto à qualidade, procure escolher cursos e professores reconhecidos no mercado. Mas, em geral, as chamadas vídeo-aulas são ministradas pelos melhores profissionais, já que o curso tem mais flexibilidade para ajustar a disponibilidade com o professor, o que nem sempre acontece num curso presencial.

O único cuidado que o aluno precisa ter é estabelecer dias e horários para assistir às aulas e tentar cumprir essa programação ao máximo. Porque senão o tempo passa e o aluno fica parado, sem avançar em direção ao seu objetivo.

Mas, há um perfil de candidato que talvez deva optar mesmo pelo curso presencial: aquele que necessita de estímulo constante para seguir em frente. Para esse, a convivência em sala de aula com outras pessoas que estão vivenciando o mesmo projeto, com dificuldades e/ou frustrações semelhantes, é muito importante. A sensação de fazer parte de um grupo e a troca de informações podem ser essenciais para o sucesso da empreitada.

Acesse o link a seguir para ler a continuação da matéria da coluna da Lia Salgado

Saia na frente na disputa por uma vaga no concurso público.

Cursos Online para Concursos Públicos

 

Posted in : Concurseiro
Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário